Michelle Aparecida Virgulino Figueiredo

CRP 04/74084

Atuo na clínica com base psicanalítica ofertando atendimentos à pacientes tentantes, gestantes, puerpério e pós parto. Perdas gestacionais também são trabalhadas. Estendo o atendimento também à parceria amorosa da mulher e à sua rede de apoio.
Nesse novo cenário, busco trabalhar junto às mulheres em torno de todas as mudanças advindas com a maternidade. Procuro trazer o esclarecimento de que não há um padrão estabelecido, apesar de, infelizmente, a sociedade tentar impor uma visão da maternidade romantizada. O trabalho psicoterápico é voltado para a compreensão da mulher como mãe e, ao mesmo tempo, o resgate da mulher que ela é, antes da maternidade. Angústias, inseguranças, incertezas, culpas (isso aos montes!) e toda a pressão que recai para ser a mãe perfeita são abordados nos atendimentos. A ideia é que a mulher entenda que ela não TEM QUE SER PERFEITA, mas sim, uma mãe suficientemente boa para seu filho.
O espaço também está aberto para que a paciente possa trazer questões relacionadas com volta ao trabalho, o dilema de “com quem e onde deixar o bebê”, a ambivalência de sentimentos e tudo mais que a paciente julgar necessário abordar. Muitas vezes a mulher se sente pressionada a aparentar uma felicidade que não condiz com a sua atual situação, então esse é um dos principais focos, mostrar à ela que tanto suas alegrias, quanto as dores decorrentes da maternidade são acolhidas e ela tem um lugar seguro para elaborar isso.

Formada em Psicologia pela UNA – BH e pós-graduanda em Psicologia Perinatal e da Parentalidade pelo Instituto Mater Online.



Tipo de atendimento

Online e Presencial

Região hospitalar, Centro de BH e Eldorado (Contagem)